quinta-feira, 16 de abril de 2020

Plano de Ação E@D das Bibliotecas Escolares do AEG1

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis." ... “A biblioteca escolar é parte integrante do processo educativo.” 


Assim sendo, nestes tempos de isolamento e consequente ensino à distância, as Bibliotecas do Agrupamento não podem ficar fora do trabalho de alunos e professores e delinearam o seu Plano de Ação E@D para o 3º Período.  Os Professores Bibliotecários estarão, pois, acessíveis 24/24 por email. Também, diariamente, de 2ª a 6ª feira, das 14 às 16h, estarão presentes por videoconferência, após marcação por email, sendo os temas os seguintes:
- Curadoria de conteúdos;
- Indicação de ferramentas de presença digital;
- Apresentação e propostas de leitura;
- Sugestão de atividades, estratégias, de ferramentas digitais e metodologias para desenvolvimento da leitura e outros;
- Identificação de constrangimentos relacionados com esta área e possíveis
sugestões de resolução. Os blogues/sítos da net das Bibliotecas (ver abaixo) contêm vasta informação sobre conteúdos diversos, capazes de responder a muitas questões, nomeadamente no que diz respeito a  - Informação selecionada e fidedigna relacionada sobretudo com a escola, com a leitura, atividades culturais e de interesse generalizado; - Propostas de atividades de recreio e de lazer enriquecedoras e contributivas para a plena realização cívica; - Disponibilização de e-books e audiolivros selecionados e gratuitos.
Estamos  ao dispor de todos quantos necessitarem do nosso apoio.

Sem comentários: