quinta-feira, 16 de março de 2017

SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares


"Entre as conversas e as palavras que se vão soltando das ideias e se instalam no papel, percebemos que uma das vertentes da nossa função como educadores deve contemplar a noção de que, ao contar de uma história, as palavras também se escrevem com o coração e lêem-se com a boca toda.
Nos nossos dias, são inquestionáveis e tornam-se vitais as interdependências entre os mecanismos de desenvolvimento da saúde, da higiene, da literacia, uns em sequência dos outros.
O impacto da cárie dentária no dia‐a-dia da população é subtil mas penetrante, influenciando a alimentação, o sono, o estudo e os papéis sociais. A sua prevalência e o sinal recorrente com que se manifesta constituem problemas sérios de saúde da população infantil e juvenil, sendo mesmo considerada uma epidemia silenciosa.
A Direccão-Geral de Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares celebraram, em julho de 2011, um protocolo que visa desenvolver acções de promoção da leitura, da felicidade, do saber e da saúde, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, Plano B."

Nesta perspetiva, todas as escolas de 1º Ciclo e JIs receberam a presença da Enfermeira Ana Filipa Castro que explicou os cuidados a ter com os dentes e a sua higiene. Os Professores Bibliotecários, responsáveis por esta iniciativa no agrupamento, prepararam uma história, uma canção e documentação de apoio para todos os alunos.



















Sem comentários: